copa 2014
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS III – DCH III
COMUNICAÇÃO SOCIAL / JORNALISMO EM MULTIMEIOS
AMANDA FERNANDES ROCHA
ARTIGO ARGUMENTATIVO SOBRE
A COPA DE 2014
JUAZEIRO - BA
NOVEMBRO 2013
AMANDA FERNANDES ROCHA
ARTIGO ARGUMENTATIVO SOBRE
A COPA DE 2014
Trabalho solicitado pelo professor Cosme do componente curricular de Produção de Textos como forma de avaliação dos alunos do primeiro período de Comunicação Social.
JUAZEIRO - BA
NOVEMBRO 2013
Um dos eventos mais esperados pela população mundial é a Copa do Mundo. No Brasil, com o fanatismo pelo futebol, isso não é diferente. O evento, que é celebrado de quatro em quatro anos, terá o país como sede em 2014, e isso levanta discussões internas: quais os benefícios e malefícios que isso trará ao "o país do futebol"? Podemos citar o turismo como exemplo de benefício. É exigido pela FIFA, órgão que organiza o evento, que as cidades ofereçam uma infraestrutura capaz de suportar um grande número de turistas, além de oferecer serviços de qualidade (como hospitais ao redor dos estádios). Com a grande entrada de pessoas de outros países, haverá diversidade cultural, e certo crescimento econômico. Além disso, serão feitas melhorias em várias áreas como de transporte urbano e setor de hotelarias - que durarão mesmo após o término da Copa - por todo o país. Outra boa consequência é a grande geração de empregos: cerca de 710 mil (mas apenas 330 mil serão perenes). Para isso, deve ser feita uma aplicação correta dos ganhos, evitando que os benefícios sejam passageiros e que tragam melhorias à vida dos cidadãos brasileiros.
Em contrapartida, temos o Brasil como expert em corrupção. Os superfaturamentos de obras podem até triplicar o orçamento inicial. O desvio de verba é constante em obras de grande porte, como reformas de estádios e construções de aeroportos.
É indiscutível que Copas (Pan-Americanos