o que é plasma sanguineo?
569 palavras
3 páginas
Plasma sanguíneo é o componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas. O plasma é um líquido de cor amarelada e é o maior componente do sangue, compondo cerca de 82% de seu volume total. O plasma contém água (90%), proteínas (e.g., fibrinogênio, globulinas e albumina) e outras substâncias dissolvidas, como gases, nutrientes, excretas, hormônios e enzimas. Entre as proteínas presentes no sangue, a mais abundante é a albumina. O plasma tem como função transportar os elementos figurados e substâncias dissolvidas, como nutrientes, medicamentos e produtos tóxicos (como exemplo o dióxido de carbono). É também o plasma que transporta para todo o corpo os medicamentos que ingerimos. O plasma permite o livre intercâmbio de diversos dos seus componentes com o líquido intersticial, através os poros existentes na membrana capilar. As proteínas plasmáticas, devido às dimensões da sua molécula, em condições habituais, não atravessam a membrana capilar, permanecendo no plasma.
Outras substâncias dissolvidas no plasma e as moléculas de água, contudo, se difundem livremente. A saída da água do plasma através dos capilares é controlada pela pressão coloido-osmótica e pelo estado da permeabilidade das membranas; o que equivale dizer que as proteínas extraem água dos tecidos para os capilares, mas, dificultam a sua saída dos capilares para os tecidos. A albumina é o principal responsável pela manutenção da pressão coloido-osmótica do plasma. O volume médio de sangue de um adulto normal, de 60ml/kg de peso, corresponde aproximadamente a 35ml de plasma e 25ml de hemácias por cada quilograma, quando o hematócrito está normal. A concentração de proteínas no plasma é três vezes maior que no líquido intersticial.
A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo, proteínas e por glóbulos brancos.
Um modo simples de separar as células do sangue do