asfghjd

1799 palavras 8 páginas
Introdução

Sistema ABO
Com relação ao sistema ABO há quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença de determinados antígenos na membrana das hemácias, os aglutinogênios e pela presença de anticorpos, as aglutininas, no plasma sangüíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênios, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; as do grupo AB possuem aglutinogênio A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; já as pessoas do grupo O não possuem aglutinogênios nas hemácias, porém possuem aglutininas anti-A e anti- B no plasma.

Fator Rh

Na década de 1940, Landsteiner, o mesmo descobridor do sistema ABO, realizou um experimento que permitiu desvendar a existência do sistema Rh de grupo sangüíneo na espécie humana.
Hemácias do pequeno macaco conhecido como reso (Macaca rhesus) foram injetadas em coelhos, o que provocou a formação de anticorpos específicos. Estes reagiram contra um fator presente nas hemácias do macaco (fator Rh, de rhesus) e foram denominados anticorpos anti-Rh. Ao serem misturados como sangue de diversas pessoas, os anticorpos anti-Rh provocaram, em 85% dos casos, forte reação de aglutinação. Por isso, essas pessoas foram chamadas de Rh positivas (Rh+), para indicar a presença do fator Rh em suas hemácias. O sangue de cerca de 15% das pessoas testadas não reagia com os anticorpos anti-Rh, e por isso elas foram denominadas Rh negativas (Rh-), para indicar a ausência do fator Rh em suas hemácias.
Os anticorpos anti-Rh não existem naturalmente no sangue das pessoas, como ocorre com os anticorpos anti-A e anti-B. Os indivíduos Rh- somente produzem anticorpos anti-Rh quando recebem sangue Rh+. Já as pessoas Rh+ nunca produzem anticorpos anti Rh.

Relacionados