Bruno
Aluno: Wellington Bruno Faraias de Souza Adm p8- amanhã
Disciplina: Comércio exterior
Prof: Izolda Carvalho
RELATÓRIO : Visita ao Porto de Cabedelo
Vimos na visita apresentada pelo Sargento Melo. Uma visita que deu pra nós alunos ver de perto a movimentaação e como funciona o dia-a-dia do porto, vimos também o carregamento de caminhões de empresas privadas, que ali recebe a materia prima e os trigos vindos do brasil e também exportando para todo mundo, por esta bem localizado na Cidade de Cabedelo PB.
A área do Porto, com sua posição privilegiada e perfeita integração dos modais marítimo, ferroviário e rodoviário, constituí-se na melhor opção logística da região Centro Nordeste, estendendo sua área de influência para além das divisas do Estado da Paraíba. Além de vários terminais retroportuários na zona contígua à do porto organizado, sua estrutura competitiva é símbolo de baixos custos, e mão-de-obra qualificada.
O cais acostável, com 602 m de extensão, é dividido em três trechos, com as seguintes denominações: Envolvimento; com três berços, Aplicação; com dois berços e Fechamento; com um berço.
O porto possui também uma rampa para atracação de navios. As profundidades no local variam de 6 m a 9 m. O porto dispõe de sete armazéns, sendo quatro para carga geral, num total de 9.000 m², três para granéis sólidos, com área somando 6.000 m², e um frigorífico, desativado, com 2.000 m² para 1.500 t. Os pátios de estocagem são nove, sendo dois cobertos, compondo 1.310 m² e destinados a carga geral, e os outros sete, a céu aberto, para minério, carvão e contêineres, totalizando 18.500 m².
Na área portuária também existem instalações do setor privado, compreendendo dois silos de propriedade da Refinações de Milho Brasil (RMB), que recebem milho, com uma capacidade total de 5.000nt, e 50 tanques, pertencentes a diversas empresas distribuidoras de álcool e derivados de petróleo, totalizando 61.612 t de capacidade. As empresas são: