Células Tronco Humanas
Camila Dias de Oliveira
Professor: Janaina Claudia da Silva Saldanha
Disciplina: Biologia Geral
“CÉLULAS TRONCO HUMANAS”
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO ? 3
O SURGIMENTO DAS CÉLULAS TRONCO 4 5 6
TERAPIA CELULAR COM CÉLULAS TRONCO ADULTAS E EMBRIONÁRIAS 7
CÉLULAS TRONCO NO BRASIL 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o assunto “células-tronco” tem sido muito debatido, e é objeto frequentemente exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas de que as suas potencialidades são enormes, e pode-se esperar um novo tipo de Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje é uma série de perspectivas e os resultados obtidos nas experiências em animais de pequeno porte não podem, ainda, ser extrapolados para a espécie humana. Em 1994, foram derivadas as primeiras células-tronco de blastoscistos humanos, a partir de embriões excedentes da fertilização in vitro. Criados para fins reprodutivos e doados para fins de pesquisa pelos casais, estes blastocistos foram mantidos em cultura até o estágio de duas células.
Em países onde estudos com células-tronco são permitidos, elas estão sendo utilizadas, em caráter experimental, no tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre tantas outras. Entretanto, o uso de células-tronco embrionárias ainda é muito polêmico, pois para a retirada dessas células, tem que haver destruição do embrião e para muitos o embrião é considerado uma vida que se encontra em formação.
Quanto ao uso de células-tronco embrionárias, várias discussões podem entrar em cogitação. Nesta situação, a retirada das células é realizada em embriões com poucos