Cientistas Criam Células-Tronco Humanas Por Meio de Clonagem
Durante anos os debates sobre clonagem vêm gerando polêmica no mundo todo. A comunidade cientifica e religiosa se dividem ao tratar do assunto, pois alguns consideram tal feito uma falta de respeito com a vida, já que durante o procedimento, embriões são descartados.
A clonagem de células humanas foi proibida em alguns países, com o discurso de que a técnica violava a dignidade humana, porém com o passar dos anos algumas instituições passaram a trabalhar apenas com a replicação de células para fins terapêuticos, muitos deles financiados pela iniciativa privada.
A Pesquisa
Após anos de debates, pesquisas, fracassos e até fraudes, cientistas da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos Estados Unidos, publicaram um artigo na revista “Cell” detalhando o procedimento aplicado para a clonagem de células-tronco humanas que foi realizado com sucesso.
Na publicação, a equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, explica que os pesquisadores transplantaram material genético de células adultas para óvulos que tiveram seus DNAs removidos previamente. Depois disso, seis embriões foram cultivados em laboratório, sendo que dois deles possuíam amostras de peles de uma criança com uma doença genética e nos outros casos, de fetos saudáveis.
Durante as experiências, nenhum dos óvulos foi fertilizado, e com a continuidade das aplicações das técnicas, foi possível observar a replicação das células.
Avanço na Medicina
Muito tem se falado da aplicação das técnicas da clonagem para a substituição de células danificadas, trazendo esperança para a cura de doenças seculares, como é o caso da diabetes, problemas cardíacos, mal de Parkinson, esclerose múltipla, lesões na medula, entre outras.
Entre todas as enfermidades que podem ser curadas, os estudos pioneiros fazem referencia a diabetes.
A