argumentos contra células tronco
1)O que são células-tronco?
R= As células tronco são aquelas capazes de se diferenciar e assim estruturar diferentes tecidos do organismo. Estas células têm como principais características à capacidade de auto-replicação, alto potencial de diferenciação e proliferação durante toda a vida do organismo.
2)Quais os tipos de células-tronco?
R= Células-tronco embrionárias e adultas.
3)Quais tipos de células-tronco são mais utilizadas em pesquisas? Por quê?
R= as células-tronco mais utilizadas em pesquisas são as adultas por serem de mais fácil acesso, inclusive podendo ser extraídas do cordão umbilical. Porém, as células-tronco embrionárias, que podem dar origem a qualquer um dos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano.
4)Que tipos de tecidos e órgãos podem ser produzidos com o uso das células tronco?
R= as células-tronco podem dar origem a tecidos muscular, nervoso, sanguíneo, cartilaginoso e ósseo.
5)As pesquisas com células-tronco podem ajudar no tratamento de quais doenças?
R= As pesquisas realizadas apontam que as células-tronco podem ser importantes para o tratamento de doenças como leucemias, diabetes, distrofia muscular, doenças neurodegenerativas, como mal de Parkinson, cirroses hepáticas, hepatite e acidentes da medula espinhal.
6)Qual a diferença entre clonagem e pesquisas com células-tronco?
R= A clonagem é a geração de uma célula idêntica e gerada. As células-tronco são um clone da antecessora até o momento em que se diferencia.
7)Como o Brasil se insere nesse contexto das pesquisas?
R= No Brasil existem alguns centros de excelência, mas o numero de cientistas que dominam a técnica e são capazes de fazer o que se faz nos paises desenvolvidos ainda dão insuficientes. Uma das principais pesquisadoras de células-tronco do país é a geneticista e diretora do Centro de Estudos de Genoma Humano (USP), Mayana Zatz. Na Bahia, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz estão tratando com sucesso cardiopatias causadas pela