clima do parana
Com o movimento do planeta faz surgir às zonas climáticas originando assim os vários tipos de clima, pelo Paraná se encontrar no hemisfério sul e ocidental do Globo Terrestre, sendo cortado pelo Trópico de Capricórnio (23º27´ Lat. Sul) na altura das cidades de Arapongas e Maringá, considerando-se a zona de iluminação que, segundo a linha divisória matemático-solar, transcorre entre 22,5º e 26,5º de latitude sul, o Estado do Paraná estende-se desde os trópicos limítrofes, ainda quentes, até a zona subtropical, Encontra-se numa zona de transição entre o clima tropical das regiões altas, tendo ¾ de suas terras na zona Temperada do Sul e o restante na zona Tropical.
Pelo Paraná ser cortado pelo Trópico de Capricórnio, estabelece o limite meridional das culturas agrícolas tropicais. Como resultado das diferentes formações topográficas e características geológicas, o clima no Estado do Paraná apresenta três tipos distintos, todos correspondentes a clima úmido, apresentando-se mais ameno na região norte e temperado no sul, onde os invernos podem ser rigorosos. O tipo que corresponde à maior área é o CFA, que se caracteriza por ser sub-tropical úmido, mesotérmico, com verão quente, sem estação seca de inverno definida e geadas menos freqüentes. O tipo CFB é sub-tropical úmido, mesotérmico, com verões frescos e geadas severas e freqüentes. Finalmente, o tipo AF caracteriza-se pelo clima tropical chuvoso, sem estação seca e isento de geadas.
CLIMA: Como resultado das diferentes formações topográficas e características geológicas, o clima no estado do Paraná apresenta três tipos distintos, todos correspondentes a clima úmido, apresentando-se mais ameno na região norte e temperado no sul, onde os invernos podem ser rigorosos. O tipo que corresponde à maior área é o CFA, que se caracteriza por ser subtropical úmido, mesotérmico, com verão quente, sem estação seca de inverno definida e geadas menos freqüentes. O tipo CFB é