Paraná - Hidrografia Relevo Clima Vegetação
A palavra “Paraná” tem sua origem no guarani, que significa “pa'ra” mar e “nã”, semelhante, ou seja, a descrição do mar na visão dos índios como um rio grande. Também utilizavam o termo para descrever o lugar de onde se avista o mar. A palavra sofreu influência portuguesa e passou a ser utilizada a grafia Paraná.
Localização do Paraná
O Estado do Paraná está localizado entre 22º30’58 e 26º43’00” de latitude Sul e 48º05'37" e 54º37'08" de longitude Oeste, encontra-se no Planalto Meridional e na Região Sul do Brasil, na transição entre os climas tropical e subtropical. Cerca de 25% do seu território fica na Zona Equatorial (ao norte do Trópico de Capricórnio) e 75% na Zona Temperada do Sul. Sua localização demonstra ser uma área de contatos e transição em termos físicos e naturais, com diversas ocorrências de clima, solo e cobertura vegetal, bem como uma variada geologia e formas de relevo.
Hidrografia
O território paranaense é bem servido na sua rede de drenagem. A declividade do relevo paranaense na direção oeste e norte-ocidental fazem com que 92% das águas internas se dirijam à Bacia do Rio Paraná, e as demais à leste no sentido da Bacia Atlântica, sendo esses cursos d’água pouco extensos, pois nascem à pequena distância da costa.
Em 1982, os saltos foram submersos, isto é, desapareceram com a construção do lago da represa de Itaipu, a maior hidrelétrica do planeta. O Estado é responsável por 25% de toda energia hidrelétrica produzida no Brasil. O volume gerado por Itaipu em 12 meses seria suficiente para abastecer o Paraná por quase cinco anos.
A hidrografia do Paraná pode ser classificada em cinco bacias hidrográficas:
* Bacia do Rio Paraná, cujos afluentes mais importantes são os rios Piquiri e Ivaí;
* Bacia do Rio Paranapanema, drenada pelos rios Pirapó, Tibagi, das Cinzas e Itararé;
* Bacia do ,Rio Iguaçu que tem como principais afluentes o rio Chopim, no sul do estado, e o rio Negro, no limite com o Estado de Santa Catarina.
* Bacia do Rio