Análise do Clima Organizacional no Ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP)
UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (HUOP)
Paula Liliane Toso1
Jaqueline Pinto Martins2
RESUMO
O presente trabalho teve como principal objetivo analisar o clima organizacional do Ambulatório do
Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Clima organizacional é a característica do ambiente organizacional que é identificada ou observada pelos integrantes da empresa e influencia os seus comportamentos. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e também estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário aos 10 colaboradores do setor de Ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do
Paraná. O questionário investigou os seguintes fatores relacionados ao clima organizacional: remuneração, motivação, comunicação e liderança. Os resultados obtidos demonstram que os fatores satisfatórios escolhidos pelos colaboradores do setor foram: a motivação, a comunicação e a liderança. A remuneração foi considerada pelos funcionários como fator insatisfatório. A partir dos resultados obtidos foram sugeridas algumas ações para serem implementadas no hospital, tais como: reconhecer e recompensar a equipe pelo trabalho realizado, repassar informações de forma clara e objetiva e realizar reuniões periódicas.
Palavras-chave: Clima Organizacional. Ambulatório. Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Satisfatório. Insatisfatório. Colaboradores.
INTRODUÇÃO
Diante de um mercado de serviços altamente competitivo, as empresas devem buscar diferencial em seus colaboradores, capacitando-os profissionalmente para que sejam considerados como investimento para as mesmas e não como custo. Com isso, a organização terá funcionários capacitados gerando bom atendimento e acabará fidelizando o cliente. Porém, se o cliente entra em um ambiente onde o clima organizacional é negativo, ele não se sentirá bem, levando-o a procurar a concorrência.
Reconhecendo que