TRABALHO DENGUE
DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROFESSOR INSTRUTOR: JULIANA
CURSO TÉCNICO EM DESENHO DA CONTRUÇÃO CIVIL
AUTORES
PATRÍCIO DE MONSSERAT
LEANDRO VIEIRA DIAS
ALEXANDRE
SABRINA
MARIA LÚCIA
Objetivo Geral
Mostrar às pessoas que as obras de construção civil em andamento e milhares de outros imóveis já habitados nas cidades contêm água acumulada, sendo focos de produção e disseminação do Aedes Aegypti.
Objetivo Específico
Os criadouros do mosquito Aedes Aegypti podem ser encontrados nas construções : reservatórios abandonados, obras abandonadas, restos de materiais, calhas nos telhados, poças d’água nas fases de escavação.
Introdução
Estamos passando por um processo muito crítico em relação ao meio ambiente, as mudanças climáticas vem afetando todo o mundo. Algumas regiões são mais atingidas que outras, mas todos nós estamos sofrendo com suas conseqüências. Na obras de construção civil os cuidados devem ser redobrados, pois os criadouros do mosquito são de grande variedade.
A dengue na construção
A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado.Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.Essa doença já tinha sido banida em nosso país, mas por falta de prevenção de nossa nação, esse mal voltou causando grandes focos e doenças por todos os estados.
De acordo com o relatório Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), desde o começo do ano Goiânia teve 432 notificações de dengue. Em 2014 o número era 80% menor: 78 casos. A situação preocupa, pois o mesmo mosquito pode também transmitir a chikungunya.
A preocupação com a saúde da população é compartilhada também pelo setor da construção civil, que vem imprimindo