trabalho dengue
DENGUE
BOM DESPACHO
2015
Emerson
Maria Aparecida
Sueli Maria
DENGUE
Trabalho relacionado ao curso Técnico de Enfermagem do pronatec na universidade Presidente Antônio Carlos
BOM DESPACHO 2015
Sumário
1- INTRODUÇÃO: 4
2-PATOLOGIA: 5
3-AGENTE ETIOLOGICO 5
4-SINAIS E SINTOMAS 5
5.1-DIAGNÓSTICO LABORATORIAL 6
5.1.2- Específico Virológico: 6
5.1.3-Sorológico: 6
5.1.4-Inespecífico- hemograma completo: 6
5.1.5-Diagnostico diferencial: 7
6-TRATAMENTO 7
7-COMPLICAÇÕES: 8
8-CUIDADOS DE ENFERMAGEM: 8
10-CONCLUSÃO: 10
11-BIBLIOGRAFIA: 11
1- INTRODUÇÃO:
A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independente da classe social. Nesse cenário, torna-se imperiosos que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar óbitos. Preservar a vida humana é obrigação de todos.
2-PATOLOGIA:
Doença infecciosa febril aguda que pode ser de curso benigno ou grave dependendo da forma como se apresente.
3-AGENTE ETIOLOGICO
O vírus da dengue ( RNA ) arbovirus do gênero flavivirus com quatro sorotipos conhecidos: Deno 1, Deno 2, Deno 3, Deno 4.
4-SINAIS E SINTOMAS
A primeira manifestação da dengue e a febre geralmente alta, (39°c a 40°c) de inicio abrupto associada a cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retroorbritária com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por dois a seis dias. As manifestações hemorrágicas, como, epistaxe, petequias gengivorragia, metrorraria, hematense, melena, hematúria e outras, bem como a plaquetomia, podem ser observada em todas as apresentações clinicas que o fator determinante nos casos graves de dengue é o extravasamento plasmático que, pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbriminemia