trabalho sobre a dengue
A Dengue é uma doença transmitida pela picada dos mosquitos
Aedes aegypti ou Aedes albopictus contaminados após terem picado uma pessoa doente.
Os sintomas da Dengue são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre e carocinhos avermelhados na pele. Sua duração varia de 5 a 7 dias. A dengue também pode se manifestar na forma hemorrágica que atinge, principalmente, as pessoas anteriormente acometidas pela forma benigna da doença. Ela se caracteriza por alterações no sistema circulatório, com a fragilização das paredes das veias, o que ocasiona sangramentos de intensidade variada.
Não existe tratamento específico contra a dengue. A pessoa doente de dengue deve manter-se em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e febre. Não devem ser usados remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina e o AAS. Caso haja piora do estado do doente deve-se procurar orientação médica. As pessoas que já contraíram a forma benigna devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas, pois pode ocorrer o risco de estar com dengue hemorrágico, que é a forma mais grave da doença, e que pode levar à morte.
Introdução
A dengue é a mais importante das arboviroses, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. A transmissão ocorre de forma endêmica em mais de 100 países, onde cerca de 80 milhões de pessoas contraem a doença anualmente.
O vírus da dengue é um arbovírus, do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, a mesma do vírus da febreamarela. É um vírus de RNA que tem quatro sorotipos: DENV-1, 2, 3 e 4.
O Aedes aegypti adquire o vírus se alimentando do sangue de um indivíduo infectado na fase de viremia (de um dia antes do aparecimento da febre até o 6° dia de doença). Ele tem autonomia de voo limitada, afastando-se até 200 metros do local de ovopisição, por isso, o controle do vetor com eliminação dos criadouros peridomiciliares