Trabalho sobre dengue
A dengue é hoje uma das principais endemias brasileira, em razão do alto número de pessoas que são acometidas todos os anos em praticamente todo território nacional. É uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus, da espécie dos que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
Reservatório
O mosquito transmissor da dengue é o Aedes Aegypti que é conhecido popularmente como o mosquito da dengue, é uma espécie proveniente da África, é distribuído por quase todo o mundo, com maior ocorrência em regiões tropicais e subtropicais. O Aedes Aegypti é um mosquito ativo e pica durante o dia, ao contrário do vetor da malária, que pica somente à noite. Como em quase todas as outras espécies de mosquito, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos, os machos se alimentam apenas de substâncias vegetais e açucaradas.
Histórico
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes da África, como por exemplo, os navios negreiros, os seus depósitos de água serviam como depósito de ovos do mosquito. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os “navios-fantasmas”. No Brasil o Aedes Aegypti foi erradicado na década de 1950, entretanto na década de 60 e 70 ele voltou a colonizar o país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguido promover a sua total erradicação.
Modo de transmissão
O mosquito, ao picar uma pessoa doente, infecta-se com o vírus da dengue, assim permanecendo para o resto de sua vida. Quando vai alimentar-se novamente, de uma pessoa sadia, injeta juntamente com