Casos dos denunciantes invejosos
O caso dos denunciantes invejosos, um livro com autoria de Lon L. Fuller, “The morality Of. Law”, é uma tradução de Dimitri Dimoulis “A MORALIDADE DO DIREITO foi publicada em 1964, a obra contém uma originalidade histórica. O texto apresenta um desequilíbrio político num país que vivia em paz, sob um regime democrático e constitucional, o enredo da história inicia-se com o surgimento de conflitos gerados devido uma crise econômica e grupos que seguiam diferentes partidos religião e socioeconômicas. Embora os contrastantes mesclassem e estivessem intrínseca a esse meio, surge os “Camisas-Purpuras.”, esse novo poder traz mudanças para aquela sociedade, descumpriam qualquer ordem constitucional, o país passa por um regime de ditadura em que expandia o medo, terror e perseguições políticas,uma sociedade submissa. Este ensaio conflitante nos leva a repensar sobre que é Direito, Moral e Justiça.
O caso dos denunciantes invejosos vem inferir em nosso conceito sobre o que é julgar e condenar?, O que é correto?, o que é errado? Aonde entra o conceito de Direto e Justiça. O autor faz questionamentos que envolvem todos os citados acima, uma nação não sobrevive sem uma constituição, com leis interpretadas de forma incorretas, sem organização, qualquer regime político torna facção quando quebra o código de ética.
Sabemos que qualquer regime imposto em ditaduras traz conseqüências graves para uma sociedade, o Brasil no século passado viveu o período do regime militar, perseguições, torturas e todo o tipo de castigo denunciado foi perseguido, como era punido esses denunciantes após o termino do regime militar, somente agora meados do século XXI que algumas punições estão sendo julgadas, lembrando que muitos desses denunciados já morreram e não responderam por seus crimes. O que julgar e como julgar e punir?
Faculdade Estácio de Sá