Analise da familia contemporanea
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO sERVIÇO SOCIAL
“UMA ANÁLISE DA FAMILIA CONTEMPORÂNEA”
Paranaiba
22 Abril de 2013
“Uma análise da família contemporânea”
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Politica e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II Prof. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Marcia Bastos e Sergio Goes.
Paranaiba
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO 3
A família contemporânea passa por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão dos afetos e busca de autonomia dos seus membros. O tema família constitui um desafio as investigações das Ciências Humanas. Ao longo dos tempos, tal questão está entre os que mais têm causado polêmica. As diversas posições sociais e políticas. E fazer referências a ela, existe quase sempre uma preocupação em tudo o que lhe diz respeito. Para alguns, a família, como instituição, está relacionada ao inevitável conservadorismo. Outros a consideram um recurso para a pessoa e para a sociedade, por inserir o indivíduo em processos fundamentais da constituição da identidade.
Fica evidente o papel central da família em processos fundamentais da constituição da formação dos vínculos afetivos com os pais (filiação, com irmãos (fraternidade), avós e tios, conjugues) e etc. os quais possuem repercussão para o desenvolvimento da personalidade. Além disso, as mudanças e