Análise da famílias contemporâneas
Arlene da silva rodrigues
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Itapetinga
2013
arlene da silva rodrigues
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como atividade interdisciplinar individual do terceiro semestre.
Itapetinga
2013
arlene da silva
RESUMO
A família é um grupo social concreto e empiricamente delimitável, que remete a um modelo cultural e sua representação. É um grupo social composto de indivíduos diferenciados por sexo e idade, que se relacionam quotidianamente, gerando uma complexa e dinâmica trama de emoções. Ela não é a mera somatória dos indivíduos que a compõem, mas sim um conjunto heterogêneo composto de seres com sua própria individualidade e personalidade.Família...Um núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consangüíneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros, e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual está inserido.A família desempenha um papel fundamental, não só na relação com seus membros, mais também na relação com o estado, na perspectiva de instituição social decisiva ao desenvolvimento do processo de integração/inclusão social de seus membros.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 TIPOS DE FAMILÍAS E ARRANJOS EXISTENTES..............................................6
2.2 ANÁLISE CRITICA DAS FAMILIA CONTEMPORÂNEA 7
2.3 VALORES QUE FUNDAMENTAM A FAMILIA......................................................8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO Ao falarmos sobre família é necessário visualizá-la como sendo uma instituição social que sofre constantes processos de transformações e adaptações desencadeados de acordo com os vários momentos históricos.
O espaço e o tempo indicam as diversas composições e