ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE EM GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO
CURSO DE ENFERMAGEM
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE EM GOIÁS - 2011 - 2012
Goiânia, dezembro de 2012.
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE EM GOIÁS – 2011 - 2012
Estudo apresentado para fins de avaliação do Eixo temático Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, orientado pela Prof. Ms. Marysia Alves da Silva.
Linha de pesquisa: Promoção da Saúde.
Eixo temático: Educação e práticas profissionais em saúde.
Goiânia, dezembro de 2012.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por ter me abençoado e iluminado nos momentos difíceis e por ter me dado paciência e força para não desistir diante dos obstáculos.
Agradeço a minha família pelo apoio, confiança, incentivo e por ter me dado a oportunidade para a conclusão dos meus estudos.
Aos meus amigos por terem me acompanhado ao longo dessa trajetória, superando os momentos de dificuldade, e por compartilhar momentos felizes.
Aos meus professores que participaram da minha formação, que enriqueceram o meu conhecimento, em especial a minha orientadora Marysia Alves da Silva pela preocupação, paciência e dedicação.
"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."
Theodore Roosevelt
RESUMO
A Dengue é uma doença febril aguda, que tem como principal vetor o mosquito Aedes Aegypti e na maioria dos casos é causada por um vírus de evolução benigna. Cada ciclo dura em média de 5 a 6 dias. Entre a picada e a manifestação da doença ocorre o período de incubação,