região sul
A Região Sul do Brasil possui uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território nacional. É a menor das regiões brasileiras. É a única das regiões que está fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.
Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.
Os 3 estados da Região Sul e suas capitais capitais são:
Paraná (Curitiba)
Santa Catarina (Florianópolis)
Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
Parte superior do formulário
Clima
Os três estados brasileiros pertencentes à Região Sul possuem as cidades turísticas mais frias do Brasil. O clima da região é subtropical, com incidência de geadas, podendo, em casos extremos, nevar em algumas cidades. Os ventos que atingem essas localidades costumam interferir no clima. Quando ocorrem durante o verão, recebem o nome de ventos alísios e vem do sudeste; já no inverno, os ventos recebem o nome de minuano ou pampeiroe surgem de massas de ar do Polo Sul.
Localizada abaixo do trópico de Capricórnio, aregião pertence a uma zona temperada com uma temperatura média entre 14º e 22ºC anualmente. Nas localidades com clima mais tranquilo, a vegetação predominante são as florestas de araucárias, mas também se encontram pradarias e campos naturais, conhecidos como pampas. O clima mais frio da região é apontado como um dos motivos para o grande número de imigrantes que foram para lá.
Vegetação
As florestas da região sul podem ser divididas em: Floresta Atlântica, Floresta de Araucárias e a Floresta da Bacia do Paraná-Uruguai. A Floresta Atlântica pode ser avistada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já as Florestas de Araucárias podem ser encontradas no interior dos estados e são exploradas pelos madeireiros. A Floresta do Uruguai se encontra próxima ao Rio Paraná.