levantamento
4.1. Metodologia
Uma pesquisa pode ser definida como um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico de forma a se descobrirem respostas para problemas por meio do uso de procedimentos científicos (Gil, 1985).
São vários os autores que ressaltam a importância do planejamento da pesquisa para que se possam obter informações confiáveis e adequadas aos seus propósitos. Segundo Selltiz (1974):
“uma vez que o problema de pesquisa tenha sido formulado de maneira suficientemente clara para que se possam especificar os tipos de informações necessárias, o pesquisador precisa criar o seu planejamento de pesquisa...que varia de acordo com o objetivo da mesma.”
Obviamente, não existe nenhum método que seja melhor ou pior que algum outro, o que se deve é procurar uma melhor adequação entre o método, o objetivo e as condições nas quais uma pesquisa está sendo realizada (Yin, 1990).
As pesquisas podem ser classificadas segundo vários critérios, entre eles (Mattar, 1999):
Ø A natureza das variáveis pesquisas: Segundo esse critério a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Em um estudo quantitativo o pesquisador define claramente as suas hipóteses e
variáveis usando-as, essencialmente, para obter uma medição precisa dos resultados quantificáveis obtidos. Já no qualitativo o pesquisador procura verificar um fenômeno por meio da observação e estudo do mesmo (Kirk & Miller, 1986).
Ø Os objetivos e características específicos, nesse caso ela pode ser classificada em:
§
Exploratória: é usada quando não se conhece muito sobre o assunto. Tem como características principais a flexibilidade, a criatividade e a informalidade. Por meio dela procura-se obter o primeiro contato com a situação a ser pesquisada, sendo seu objetivo geral a descoberta.
♦ Descritiva: usada quando já se tem algum conhecimento do assunto e se quer descrever um fenômeno. Algumas hipóteses podem ser