celulas tronco
Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes
CÉLULAS TRONCO
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Wxl4w7QDtbM/S9ZSOVFIXjI/AAAAAAAAAAg/v_0I4geiLvk/S640/8e730_celulas-tronco.png
Acessado em: 11 de junho
O QUE SÃO?
“São células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano, como sangue, ossos, nervos, músculos. Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus movimentos”. (ZATZ, 2010)
BLASTOCISTO
CÉLULAS
TRONCO
Pancreáticas
Hematopoiéticas
Músc. Cardíaco
Neurônio
Hepatócitos
UM POUCO DE HISTÓRIA
•
O fascínio despertado pela geração de um organismo adulto completo, com tecidos tão diferentes, a partir de uma única célula, o zigoto, não é recente. Pelo contrário, teve início com o lançamento das bases da teoria celular em 1839.
•
Os segredos das células-tronco começaram a ser decifrados no início do século 20, através de experimentos com células de embriões. Portanto, as células-tronco conhecidas há mais tempo são as embrionárias.
AS CÉLULAS TRONCO DIVIDEM-SE
EM DOIS GRUPOS:
Embrionárias: são aquelas retiradas na fase do embrião, consideradas bem mais potente do que o outro tipo de célula tronco, pois possui enorme capacidade de transformar-se em qualquer outra célula.
Adultas: podem ser localizadas em várias partes do corpo humano, com a utilização de células do cordão umbilical, medula óssea e placenta. As células tronco adultas possuem mais capacidade de aceitação do individuo, porém sua capacidade de transformação é menor.
CÉLULAS TRONCO
EMBRIONÁRIAS
CÉLULAS TRONCO ADULTAS
PLACENTA
CORDÃO
UMBILICAL
MEDULA ÓSSEA
Quanto a sua classificação, podem ser:
•
- Totipotentes, aquelas células que são capazes de