Experiência de Reynolds
Faculdade de Engenharia Química
Experiência de Reynolds
Autores: Bárbara Lopes Simão; Gabriele Rocha David; Ricardo Bernardes e Silva; Thiago Lucas Vieira Primo.
Faculdade de Engenharia Química – Universidade Federal de Uberlândia
Campus Santa Mônica - Bloco 1K, CEP: 38408-100, Uberlândia – MG - Brasil
Telefone: (34) 3230-9400 – Fax: (34)3239-4188
E-mail: babisimao@hotmail.com, gabriele.david@gmail.com, ricardobernardesesilva@hotmail.com, thiagovprimo@gmail.com.
RESUMO – O número de Reynolds (Re) é um parâmetro adimensional que correlaciona os efeitos inerciais e os efeitos viscosos nos fluidos Newtonianos. Na presente prática objetivou-se determinar experimentalmente Re para escoamentos em condutos circulares a diferentes vazões, utilizando como fluido a água, e visualizar as características dos regimes laminar, de transição e turbulento. Feito os cálculos e com a análise dos resultados, notou-se divergências quando comparados o regime observado e o regime teórico, porém, de um modo geral, as observações feitas e os Re’s calculados foram satisfatórios mesmo com as possíveis falhas instrumentais e humanas.
PALAVRAS-CHAVE: experiência de Reynolds, condutos circulares, água.
Objetivos: Determinar experimentalmente o número de Reynolds crítico para escoamento de água em condutos circulares. Observar visualmente as características dos escoamentos laminar, turbulento e a transição entre eles.
Uberlândia, ... de ....... de 20.......
Nota: data de correção:.../.....
1. INTRODUÇÃO
O número de Reynolds é o parâmetro adimensional que relaciona as forças inerciais e as forças viscosas da vazão de um fluido incompressível, na ausência de campo gravitacional. Foi formulado em 1883 por Osborne Reynolds e recebeu este nome em 1923, sendo simbolizado por Re. [1] Este número Re reflete somente os efeitos do fluido, portanto não considera outros fatores tais como a rugosidade das paredes da