Coagulação Sanguínea
O sangue
O sangue, tem função de grande importância. Visto como sistema de transporte de tudo que é necessário para a manutenção do corpo, oxigênio, hormônios, entre muitas outras substâncias e também funções necessárias à vida. Cerca de 85% do sangue, é constituído pelo plasma (parte liquída), e cerca de 15% sólido. (eritrócitos, os leucócitos, e as plaquetas).
O plasma, tem como maior concentração água, porém, apresentando nele proteínas, enzimas, vitaminas, hormônios, nutrientes, entre tantos outros constituintes presentes, para que dali, são transportados por ele para seus respectivos lugares no corpo e realizar suas respectivas funções.
Os eritrócitos, consideramos as hemácias ou glóbulos vermelhos, produzidos na medula óssea,originados da proteína Hemoglobina, a qual apresenta a cor vermelha, liberando pigmentos para os glóbulos vermelhos. Transporta oxigênio, e também gás carbônico, pelos diferente tecidos do corpo.
Os leucócitos, chamados também de glóbulos brancos, produzidos na medula óssea, tem como papel ativo, a parte de imunidade do corpo. A quantidade de glóbulos brancos, é menos do que em relação aos glóbulos vermelhos.
As plaquetas, fragmentos celulares formadas na medula óssea, têm principalmente a função de controle de sangramento e coagulação sanguínea.
No sangue, temos algumas principais proteínas , chamadas de proteínas plasmáticas, são sintetizadas no fígado e adicionadas ao sangue, realizam funções importantissímas para o corpo, como transporte de moléculas, manutenção de pressão osmóticas sangüínea, coagulação, nutrição, entre várias outras funções. Temos como proteínas plasmáticas primárias, a globulina, a albulmina, importantes na imunidade do organismo, e o fibrinogênio, importante e agente principal na coagulação sanguínea.
Coagulação Sanguínea
A coagulação sanguínea dá-se pela transformação básica do fibrinogênio, em fibrina.
O fibrinogênio, uma proteína plasmática, sintetizada no fígado, com moléculas