COAGULAÇÃO SANGUINEA
Projeto Integrado Multidisciplinar
TESTES DE COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA, INTERPRETAÇÃO E AVALIAÇÃO CRÍTICA
O coagulograma que é realizado no Laboratório de Análises Clínicas consiste dos seguintes exames:
Tempo de Coagulação (TC)
Tempo de Sangramento (TS)
Prova do Laço (PL)
Retração do Coágulo (RC)
Tempo de Protrombina (TTP)
Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP)
Dosagem do Fibrinogênio (FBG)
Avaliação Plaquetária
Em situações de rotina a dosagem de fibrinogênio não é realizada, mas será discutida neste curso.
___________________________________________________________________________
COAGULAÇÃO
1. Qual o valor de referência para o tempo de coagulação?
Ao bem da verdade cada Laboratório deveria ter o seu próprio valor de tempo de coagulação, a partir da população a qual ele atende. Este procedimento não é realizado e adota-se como valor de referência para o tempo de coagulação um valor entre 6 a 12 minutos, alguns autores consideram até 15 minutos.
2. Qual o valor interpretativo do tempo de coagulação?
O TC é um teste bastante grosseiro e sujeito a muitas interferências, como: diâmetro do tubo, comprimento deste tubo, o ângulo de inclinação que é dado ao tubo quando se verifica a formação do coágulo, temperatura do banho-maria e tem influência da coleta. Coletas traumáticas ou garroteamento prolongado, interferem no TC. Hemofílicos leves e moderados não apresentam alteração nos valores do TC. O TC, portanto, não tem nenhum valor interpretativo, sendo considerado, atualmente, um teste obsoleto e não recomendado. Os Laboratórios continuam a realizar o TC pelo fato de fazer parte do coagulograma pago pelos convênios. É um êrro bastante grave adotar um procedimento cirúrgico baseado apenas no TC e TS.
3. Qual via da coagulação ele mede?
O TC mede a via intrínsica da coagulação sangüínea. Caso o paciente tenha uma alteração do fator VII, exclusivo da via extrínsica, o TC não dará alterado. Em coletas