Diabetes e coagulação sanguínea
Bioquímica do Sangue
O sangue tem diversas funções e entre elas o transporte, respiração, nutrição, excreção e defesa. O sangue circula em um sistema fechado, onde seu volume é mantido quase constante e um vazamento nessa circulação pode ser fatal, então em casos de vazamento há uma série de acontecimentos para que a hemostasia seja mantida.
Composição: O sangue é composto por plasma (parte liquida) + células.
Plasma: é composto por substâncias orgânicas não protéicas (uréia, aminoácidos, bilirrubina, creatina, carboidratos, lipídeos), proteínas (albumina, globulinas, fibrinogênio), substâncias inorgânicas (bicarbonato, cloreto, fosfato, sódio, ferro, iodo, potássio).
OBS.: A albumina regula pressão osmótica, transporta ác. Graxos, medicamentos.
Células: Hemácias (transportam oxigênio, dióxido de carbono, função desempenhada pela hemoglobina que também tem função tamponante no sangue). Leucócitos (mecanismo de defesa contra infecções). Além de fragmentos de células, as Plaquetas (mecanismo de hemostasia / coagulação sanguínea).
Hemostasia: O sinal para coagulação é a lesão de um vaso. A Hemostasia implica no processo de formação do coágulo (FASE 1, pró - coagulação), parada de formação do coágulo (FASE 2, anticoagulação) e dissolução do coágulo (FASE 3, fibrinólise).
Na fase 1 há formação de fibrina a partir do fibrinogênio e agregação em uma rede insolúvel que recobre a área da ruptura e impede a perda de sangue, concomitantemente, há agregação plaquetária formando uma rolha física para ajudar a parar o vazamento. As plaquetas sofrem alterações morfológicas e liberam substâncias químicas que ajudam na vasoconstrição reduzindo o fluxo sanguíneo e liberação de enzimas com a finalidade da formação do coágulo.
Etapas da Coagulação: Constrição do vaso lesado, formação de tampão plaquetário frouxo e temporário (Inicia-se quando as plaquetas se aderem ao endotélio vascular), formação do trombo vermelho (adesão do