Coagulação Sangüínea
A coagulação é semelhante nas várias espécies de mamíferos. Em todos eles o processo envolve um mecanismo combinado de células (plaquetas) e proteínas (fatores de coagulação). Esse sistema nos humanos é o mais extensamente pesquisado e consequentemente o mais bem conhecido. Esse artigo é focado na coagulação sanguínea humana.
Como funciona a hemostase normal?
A hemostase pode ser dividida em duas fases, denominadas hemostase primária e hemostase secundária. No entanto, no vivo, não existe separação entre os dois sistemas, funcionando as duas fases em simultâneo e/ou sequencialmente.
Hemostase primária
Aquando da lesão de um vaso sanguíneo, a parede vascular liberta factor tecidular. Este, em colaboração com as plaquetas circulantes que aderem ao local, conduz à formação imediata de um “tampão” no local da lesão.As células musculares inseridas na parede vascular contraem-se (vasoconstrição), e diminui o fluxo sanguíneo. Depois de uma primeira camada de plaquetas aderir, mais plaquetas se juntam e agregam, formando o “tampão hemostático” no local da lesão.
Hemostase secundária
A hemostase secundária tem como objectivo a geração de trombina. A trombina tem como função formar fibrina a partir do seu percursor dissolvido no sangue, o fibrinogénio. Os processos que levam ao resultado final de formação da rede de fibrina sucedem-se em cadeia e amplificam-se. Estes processos dependem da interacção dos vários factores de coagulação.
Os filamentos de fibrina, insolúveis no plasma, fomentam a formação de um