Relações Colaborativas
As relações colaborativas são como uma rede de relações, entre indivíduos ou grupos de indivíduos, que se baseia fundamentalmente em processos colaborativos mediados por tecnologias de informação. Logística Colaborativa Logística Colaborativa consiste na colaboração entre os parceiros da cadeia logística, sejam eles fornecedores, clientes ou outros integrantes ou até mesmo entre outras empresas ou organizações fora da cadeia. Esta colaboração baseia-se num compromisso entre todos os envolvidos, tendo em vista um objetivo comum que se baseia essencialmente na melhoria do nível de serviço juntamente com a diminuição dos custos ao longo da cadeia de abastecimento. Nesta relação colaborativa todos ficam a ganhar, principalmente o cliente, pois este recebe um serviço a um nível mais elevado e com um custo mais reduzido.
Conceito clássico versus conceito atual Como se tem verificado ao longo dos anos a ideia de logística colaborativa tem vindo a desenvolver-se para um campo mais alargado. Há uns anos atrás a logística colaborativa era vista como “meras negociatas” e em que geralmente um dos lados saia a perder. Hoje em dia essa ideia alargou-se e a colaboração vai muito para além de “meras negociatas” em que várias empresas ou organizações cooperam umas com as outras, transmitindo informações de umas para as outras para atuarem em conjunto de forma a elevarem os seus serviços. Nesta nova relação de cooperação já só existem benefícios para ambos os lados, daí falar-se numa “relação win-win”, pois ambos os lados ficam sempre a ganhar ao estabelecerem relações colaborativas entre ambos.
Quais as Razões que levam as empresas a colaborar? Uma das fortes razões que tem contribuído para o aumento das relações colaborativas é a crise e os seus impactos, e em segundo lugar, factores ligados com a emissão de CO2 e com a sustentabilidade. Muitos dos problemas logísticos existentes estão relacionados com a indústria e com os transportes e