APRENDIZADO COLABORATIVO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TRABALHO FORA DE SALA (TFS)
ALICE BOMFIM
BRASÍLIA
2013-2
ALICE BOMFIM
APRENDIZADO COLABORATIVO
Trabalho acadêmico apresentado no curso de Gestão em Recursos Humanos à disciplina Trabalho fora de sala (TFS), com requisito para avaliação e obtenção de nota, da Faculdade JK.
TFS.
Brasília
2013
APRENDIZADO COLABORATIVO
A aprendizagem colaborativa é considerada um recurso na área da educação ou uma estratégia. Os participantes trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos ou construídos e interagem para criar um conhecimento compartilhado. A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação.
No contexto da aprendizagem colaborativa são propiciadas situações de aprendizagem nas quais todos aprendem com todos; isso ocorre em um ambiente cujas características são a ausência de hierarquia formal, o respeito mútuo às diferenças individuais e a liberdade para expor idéias e questionamentos. Os objetivos pessoais se combinam com os objetivos coletivos; são estabelecidas buscas, compreensão, interpretação, etc. “A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento".
O participante assume o papel de aprendiz que interage com os colegas como sujeito ativo do processo. Não há transferência de conhecimento e sim uma possibilidade de produção e construção do conhecimento. O papel do professor muda “ele é um facilitador, um moderador” assim como também se pode mudar o modo de avaliar o aluno, que precisa estar consciente de que essa interação tem a mesma importância para todos que participam desse processo. Segundo Freire (1996, p. 23), “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
Assim, num ambiente de aprendizagem colaborativa, as possibilidades de inserção de novos recursos e de