Economia Colaborativa
Informação
Dimmy K. S. Magalhães, Ruy J. G. B. Queiroz
Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Cidade Universitária – 50.5740-560 – Recife – PE – Brasil
{dksm,ruy}@cin.ufpe.br
Abstract. Collaborative Economics can be defined as: decentralized process of collective creation, where the information can be modified by everyone who gets access with it. The result is a knowledge evolutionary construction, can be adapted to different formats. The collaborative economy is intrinsically at history of humanity production, like the overlap of the individual capital is the main classification factor currently. This paper aim explains the consequences of this economy in information society.
Resumo. Economia colaborativa pode ser definida como um processo descentralizado de criação coletiva, onde a informação pode ser modificada por qualquer um que tenha contato com ela, O resultado é uma construção evolutiva de conhecimento, podendo ser adaptado para diferentes formatos. A economia colaborativa está intrínseca na história produtiva da humanidade, assim como a sobreposição do capital individual é o principal fator de classificação atualmente. Este artigo almeja explicar as consequências desta economia na sociedade da informação.
1. Cadeia Econômica e Tendências Mundiais
Com o advento da Internet na maioria dos lares e por consequência a possibilidade de conexão de todas as pessoas, trabalhar em conjunto para um bem maior ganhou um sentido global e, ao contrário do que se esperava, começa a refletir nas estruturaras organizacionais do “mundo real”. Isso reflete em uma nova estrutura econômica, chamada economia colaborativa, onde o resultado justifica a iteração de todo um grupo.
Isso não significa que essa economia já não estivesse marcada algum tipo de produção do século XX. Durante a história quando as estruturas das empresas foram sendo estabelecidas o que se percebeu foi