filosofia
FILOSOFIA
Questionário
ITAPECERICA DA SERRA
2014
DAMIANA ALVES TAVARES LIMA
FILOSOFIA
Questionário
DISCIPLINA: FILOSIFIA DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
FACULDADE ANHANGUERA
PROF: JAILTOM LOPEZ DE SOUSA
ITAPECERICA DA SERRA
201
1- Qual a diferença do trabalho humano para o trabalho animal?
A grande diferença entre um ser humano e os demais animais é a sua capacidade de raciocinar, o que gera liberdade sobre seus atos que nenhum outro animal possui.
O problema é que existem inúmeros trabalhos que diminuem o homem de sua condição de animal, ou seja, faz com que ele passe de ser pensante a animal irracional, que haja de acordo com seus instintos um animal como outro qualquer.
2- Como devemos fazer com que o trabalho realmente seja libertador?
O trabalho humano foi sempre visto através de dois conceitos distintos. A primeira vista, parece que há antagonismo entre os dois conceitos, o que, na verdade, não acontece.
Na primeira visão, o trabalho é concebido como "fonte de libertação, fator de cultura, progresso e realização pessoal, e também o conceito de paz social, de bem-estar coletivo e dominação racional do universo". O trabalho dá dignidade ao ser humano, pela razão de o colocar como administrador do universo, um ser privilegiado em relação aos demais seres, visto que apenas ele pode realizar trabalho com discernimento, sensatez e liberdade, explorando e transformando, através de um esforço consciente, a terra e suas riquezas.
A outra visão acerca do trabalho entende este como sendo uma penalidade, um castigo imposto ao homem decaído, sendo uma forma de punição aos seus erros e desobediências. Essa visão não se contradiz à primeira. Na visão Evangélica, o trabalho é um castigo, porém purificante e libertador. A diferença é que, antes do pecado, o trabalho era alegre e sem fadigas, e, a partir da desobediência de Adão e de Eva,