Relatório de aula prática
ALUNA: ROSÂNGELA L F
CURSO: BIOMEDICINA (1º SEMESTRE), TURNO: NOITE
PROFESSOR:
TEMA: SISTEMA ABO E Rh
INTRODUÇÃO
No Sistema ABO existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de aglutinogênio na membrana das hemácias, e pela presença ou ausência de aglutininas no plasma sanguíneo. Os dois tipos de aglutinogênio existentes são, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do grupo O não possuem glutinogênios nas hemácias, mas, possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.
No Sistema RH existem seis tipos comuns de antígenos, cada um deles sendo chamado de fator Rh. Esses tipos são designados C, D, E, c, d, e. A pessoa que possui o antígeno C não tem o antígeno c, mas a pessoa que não tem o antígeno C sempre e tem o antígeno c. O mesmo é verdadeiro para os antígenos D-d e E-e. O antígeno D é muito prevalente na população, sendo consideravelmente mais antigênico do que os outros antígenos RH. Qualquer pessoa com esse tipo de antígeno é considerada Rh-positiva, enquanto uma pessoa que não possui antígeno D é considerada Rh-negativa. Quando uma pessoa Rh- recebe hemácias de uma pessoa Rh+ ocorre lentamente o desenvolvimento das aglutininas anti-Rh (2 a 4 meses), com exposições múltiplas ao fator Rh, a pessoa Rh- finalmente pode tornar-se muito “sensibilizada” contra o fator Rh.
OBJETIVOS
Entender a técnicaque detém os grupos sanguíneos, analisar a formação de coágulos (aglutinação) devido a interação de anticorpos específicos e determinantes antigênicos presentes na superfície das hemácias das amostras sanguíneas.
Obter a tipagem sanguínea do sistema ABO e fator Rh mediante a