sistema ABO
Jarmson de Pádua Ferreira Araújo
Relatório de aula pratica , solicitado pela Professora Maria de Fátima Leite Veloso , como forma de avaliação da disciplina de Imunologia do curso de Enfermagem.
Sistema ABO e Rh
1. INTRODUÇÃO Sabe-se que o sistema ABO é compostos por três tipos sanguíneos A, B, AB e
O, que são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. O tipo sanguíneo A possui aglutinogênio
A em suas hemácias e aglutinina anti-B em seu plasma; do tipo B possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A; do tipo AB possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas e, do tipo O, não possui aglutinogênios, mas possui aglutininas do tipo anti-A e anti-B. Em relação ao sistema Rh, se houver aglutinação do sangue, significa que o indivíduo possui o fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão, significa ausência do fator Rh, então é Rh⁻. De acordo pesquisas realizadas, o tipo sanguíneo mais frequente é O e A com
87% de frequência na população em geral, o tipo B é um dos mais raros, onde, só perde para o tipo AB.
A presente aula prática sobre o sistema ABO e fator Rh, teve como principal objetivo a realização da tipagem sanguínea dos colegas de classe e a análise do tipo sanguíneo mais frequente.
Com esse procedimento foi possível conhecer mais a fundo o funcionamento da tipagem sanguínea e aprofundar os conhecimentos em relação ao sistema ABO e Rh.
2. OBJETIVOS
Realizar a tipagem sanguínea dos colegas de classe.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais Utilizados:
Lâminas de vidros.
Lancetas descartáveis.
Algodão
Caneta demográfica
3.2. Reagentes utilizados:
Soro anti-A
Soro anti-B
Soro