Resumo Normas Técnicas e Comunicação: Enfoque no meio acadêmico.
Em uma (sociedade) global, onde o conhecimento é atualizado periodicamente é primordial a adoção de critérios de normalização para textos científicos/ acadêmicos que ao serem disseminados consagrem um padrão de qualidade e confiabilidade, permitindo servir de base a outras pesquisas.
A especificação dessas normas surge durante o século XX com a industrialização, tendo como pioneiras instituições normalizadoras na área de engenharia, na indústria e na área governamental. Localizadas primeiramente em países industrializados, para mais tarde em países em desenvolvimento. Evidenciando que o principal motivo desse acréscimo pode ser um fator econômico. Até que posteriormente, fundou-se a nível mundial a International Organization for Standardization, e com ela, as normas técnicas passam a ser produzidas por instituições mais precisas.
No Brasil, é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a normalização técnica dos diversos âmbitos da sociedade brasileira. E a realização dessa é diretamente relacionada a demanda da população, para ai então, serem encaminhadas a comitês internos e esses se basearem em normas, preferencialmente, internacionais e nas próprias normas Diretivas ABNT. (Resultado disso, será a disponibilização de modelos que deverão ser utilizados durante a elaboração de Documentos.)
Há grande preocupação no quesito inclusão do aluno/pesquisador nas normas da ABNT. Sendo assim, as Universidades, ambientes geradores e estabelecidas no conhecimento, inserem essas normas técnicas de forma didática a