etanol
Química
Combustível
Salvador – BA
Maio/2014
Adrielle Caturebe
Jamile de Jesus
Paloma Raíssa
Combustível
Trabalho apresentado ao professor Milton da disciplina de química da turma do II° H, turno matutino como forma de avaliação parcial da II unidade.
Salvador – BA
Maio/2014
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o propósito de aprofundar na importância e ação dos combustíveis, e para melhor e simples explicação foi escolhido o combustível: gasolina. Que é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Também há aquelas grandes curiosidades: gasolina e álcool é o mesmo combustível? Bem ou mal? Pois bem, é o que o que veremos á seguir.
2 – DESENVOLVIMENTO
Teoria: A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio. A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas. É utilizada na forma comum ou aditivada. Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.
O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria automobilística. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.
Tipos: No Brasil, encontram-se atualmente no comércio vários tipos de gasolina que são: Gasolina do tipo A (73 octanas - gasolina amarela); Gasolina