Etanol
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA BÁSICA
Bianca Drehmer Arcari
Gabriela Nayana Pereira
Gabriela Rotta Gomes
Monique Heloísa de Souza
Etanol
Florianópolis
2011
Bianca Drehmer Arcari
Gabriela Nayana Pereira
Gabriela Rotta Gomes
Monique Heloísa de Souza
Etanol
Trabalho apresentado à disciplina de
Microbiologia Básica, turma 215.
Florianópolis
2011
Introdução
O etanol, ou álcool etílico, é um dos alcoóis mais utilizados atualmente nos diversos ramos da indústria. Sua obtenção se dá de várias formas, principalmente pela fermentação alcoólica, que é um processo anaeróbico de produção de energia. Este pode ser feito através de várias matérias primas, e os principais microorganismos envolvidos são: Zymomonas mobilis e Saccharomyces cerevisiae.
Etanol Também chamado de álcool etílico é o mais comum dos alcoóis, sendo um líquido incolor, volátil, inflamável e solúvel em água, que pode ser utilizado como solvente (na fabricação de tintas, lacas, vernizes, perfumes), como combustível (puro ou misturado com gasolina), como desinfetante, na preparação de produtos farmacêuticos, na produção de bebidas alcoólicas fermentadas, entre outros.
Principais denominações do etanol:
Álcool anidro: apresenta aproximadamente 99,5% de pureza. Pode ser utilizado como combustível para veículos, como matéria prima na indústria de tintas, solventes, vernizes e também no preparo de fórmulas farmacêuticas e cosméticas.
Álcool hidratado: é uma mistura hidroalcoólica (etanol e água). Utilizado na indústria farmacêutica, alcoolquímica e de bebidas, como combustível para veículos, produto de limpeza e como matéria prima na produção de vinagre.
Álcool desnaturado: Álcool impurificado com determinadas substâncias, tais como álcool amílico, cânfora, benzeno, gasolina, ácido sulfúrico, acetona ou corantes, etc. Por ser tratado com tais substâncias