devolutiva para professores
As relações afetivas que o aluno estabelece com os colegas e com você, professor, são de grande valor na educação, pois a afetividade constitui a base de todas as reações da pessoa diante da vida. O cuidado com a educação afetiva deve caminhar lado a lado com a educação intelectual, isto porque, tornam-se impossível e inviável separarmos o pensar, o sentir e o agir. O sentimento nos afeta e, afetando-nos, nos motiva e nos impulsiona a seguir adiante.
Através do diálogo, da afetação mútua, atinge-se a reflexão e se chega a ações necessárias e desejadas dos dois lados. No diálogo não se pode simplesmente depositar ideias no outro, mas sim orientar-se em direção ao que é preciso para transformar e humanizar as práticas educacionais.
Algumas aspectos/dicas também são de grande valia em busca de superações:
Outras dicas: ferramentas, textos, cartilhas disponíveis nos sites abaixo são interessantes para programar atividades, aulas e discussões. www.revistaescola.abril.com.br (planos de aula; dicas; atividades; jogos; diversas informações úteis). www.mec.gov.br (cartilhas sobre diversos assuntos e outras informações sobre educação)
Assista também o documentário: “O riso dos outros” (interessante para refletir sobre as diferenças e o respeito) E lembrem-se:
Professor ...
É ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento
É ter imaginação para seguir
É ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados
É saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada aluno,
Fornecendo-lhe cores luminosas para se definir, vibratilidade ardente para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos. Saber ser poeta para inspirar. Quando a mocidade procura um rumo para a sua vida, e leva consigo, no mais intimo peito, um exemplo