Introdução a sala de aula!
O objetivo do livro aqui resenhado é fornecer subsídios para melhor compreensão da interação professor-aluno no contexto pedagógico a partir da linguagem do professor e facilitar a análise do efeito desta no comportamento e linguagem dos participantes.
A Autora, Amy B.M. Tsui, é professora da Universidade de Hong Kong, tendo publicações nas áreas de interação em sala de aula, análise de discurso, análise de conversas entre outras.
O livro que está organizado em cinco capítulos, apresenta inicialmente uma breve introdução, onde Tsui apresenta os objetivos e conteúdo de sua obra, que irá abordar a interação em sala de aula em atividades de aprendizagem de um segundo idioma, o Inglês. Os capítulos estão organizados em uma seqüência lógica, iniciando pela apresentação dos fundamentos básicos da interação em sala de aula e a aprendizagem de línguas, seguindo a fala do professor, entrada de informação e interação, fala do estudante e finalizando com a apresentação das técnicas de observação em sala de aula.
No primeiro capítulo, intitulado Interação em Sala de Aula e Aprendizagem de Línguas, Tsui aborda os aspectos que caracterizam a sala de aula, que é definida como um local onde no mínimo duas pessoas estão reunidas com objetivos de aprendizagem, sendo uma aluno e outra professor. Segue a Autora apresentando considerações sobre a interação em sala de aula, a aprendizagem em geral e a aprendizagem de línguas. São tratados ainda aspectos relativos ao processo de interação, a formulação de questões, devolutivas e explicações fornecidas pelo professor e a fala do estudante. Muitos exemplos são citados ao longo das explanações, tais como, a relação entre a forma de perguntar do professor e o efeito negativo sobre o comportamento e