relatorio quimica- separaçao de mistura
Química Fundamental
Professor: Frederico Jehar de Oliveira Quintão
Processos de separação e purificação
Nome: Lucas Manuel F. Oliveira – 12.2.4151
Data: 08/05/2014
INTRODUÇÃO
As misturas são a união de diferentes componentes, que podem ser homogêneas ou heterogêneas. Os processos podem ser físicos ou mecânicos. No processo mecânico, não há transformações físicas ou químicas das substancias e geralmente são usados para separar misturas heterogêneas. Já no processo fisíco, há alteração no estado das substancias, como por exemplo, a mudança de estado de sólido para gasoso.
Na filtração simples, coloca-se o papel de filtro num funil, filtra-se a substância normalmente, a impureza (substância em menor quantidade) fica retida e obtém-se o filtrado. A filtração a vácuo é realizada quando uma uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do liquido. Na purificação por recristalização o sólido é dissolvido em um solvente quente e depois é esfriado. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menos solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.
A destilação é o recolhimento da mistura aquecida até o ponto de ebulição de uma das substâncias e seu posterior condensamento. Dois líquidos podem formar uma mistura de ponto de ebulição constante, neste caso é usada a destilação fracionada.
OBJETIVOS
1- Colocar em pratica o que já havíamos aprendido no ensino médio manuseando corretamente os instrumentos do laboratório;
2 – Observar reações químicas
3 – identificar o tipo de mistura e classificá- las como homogênea ou heterogênea;
4 – Saber quem é a substância filtrada, qual delas