Relatorio Quimica- separação de misturas
Titulo: Separação de misturas
Introdução teórica:
Em química são utilizados métodos de separação de misturas para separar substâncias em um determinado sistema em seus componentes originais, ou seja, na forma original de cada substância que compõe a mistura.
Existem vários métodos utilizados para realizar separações de misturas. Os mais conhecidos são: filtração, peneiração, levigação, centrifugação, evaporação, ventilação, sublimação, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, dentre outros. Cada método em especifico é utilizado em determinado tipo de sistema, que são basicamente divididos entre homogêneo e heterogêneo.
Métodos de separação de misturas
PeneiraçãoO método de peneiração consiste em separar grãos menores de maiores utilizando uma peneira (também conhecido como tamis). Desta forma os grãos maiores ficam na peneira e os menos passam por ela. Ex: separar areia grossa de areia fina
LevigacaoEste método é utilizado em sistemas heterogêneos de sólidos. Em misturas formadas por substancias solidas de densidades diferentes, pode-se separa-las utilizando uma corrente de água. Como exemplo o ouro que no garimpo é encontrado junto com terra ou areia.
CentrifugaçãoAtravés deste método busca-se aumentar s solubilidade de decantação com o centrigua ou centrifugador (aparelho utilizado na centrifugação). Este aparelho faz com que a decantação do sistema contido no tubo seja mais rápida.Ex: separação da nata do leite e a separação dos glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo.
DecantaçãoA decantação permite separar sistemas heterogêneos. Pode-se utiliza-la em sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água-óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Ex: temos uma certa mistura, e ao esperar um determinado tempo vimos que a parte mais densa se sedimentou (se depositou no fundo do recipiente), separando-se da fase líquida, assim podendo ser transferida.
Dissolução