Relatorio Laboratorio Quimica (separação de misturas)
1. IDENTIFICAÇÃO 2
2. RESUMO 2
3. INTRODUÇÃO 2
4. MATERIAIS UTILIZADOS 3
4.1. Materiais 3
4.2. Reagentes 4
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
5.1. Separação Magnética 4
5.2. Filtração Simples e dissolução fracionada 4
5.3. Sublimação fracionada e Cristalização 5
5.4. Destilação Simples 5
6. RESULTADOS OBTIDOS E CONCLUSÕES 6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. IDENTIFICAÇÃO
Relatório Nº 3
Título: Separação de Misturas
2. RESUMO O relatório em questão tem por objetivo a descrição dos de alguns processos de separação de misturas realizados durante a aula prática no laboratório de química. Foi aplicada a separação magnética para separar enxofre (S) de limalhas de ferro, a filtração simples e dissolução fracionada para separar o enxofres (S) do sulfado de cobre (CuSO4), a sublimação fracionada e cristalização para separar areia e iodo (I) e a destilação fracionada para separar a água do sulfado de cobre (CuSO4).
3. INTRODUÇÃO
A maioria das substancias encontradas na natureza se encontram misturadas, este relatório contém alguns métodos utilizados para isolar alguns tipos de misturas.
Mistura: é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura. Após conhecidas as substancias foi