Relatório de quimica - separação de misturas
Prática: “ Separação de Misturas I ”
Disciplina: Química Ambiental
Professora: Renata Chastinet Braga
Curso: Técnico em Meio Ambiente
Mayara Kelly Barbosa Oliveira
Limoeiro do Norte –
Grupo 2
10/04/2013
INTRODUÇÃO
Mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conforme apresente ou não as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinada, toda mistura homogênea é uma solução, por definição.
Substância pura é todo material com as seguintes características: * Unidades estruturais (moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si. * Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc. * A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.). * Pode ser representada por uma fórmula porque tem composição fixa. * Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta. * As misturas não apresentam nenhuma das características acima. Essas são as diferenças entre as misturas e as combinações químicas (substâncias puras compostas). * As substancias puras apresentam faixa de PE(ponto de ebulição) e PF(ponto de fusão) constantes. * Densidade característica.
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não se dissolvem. Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hetero: diferente) e as coloidais.
Em