Relatorio de Química - Separação de Misturas
Dia 14/08/13
Nomes: RA
Introdução
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a escolha dos melhores métodos para a separação de misturas devemos ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Ou
Os componentes das misturas podem ser separados. Há algumas técnicas para realizar a separação de misturas. O tipo de separação depende do tipo de mistura.
Alguns dos métodos de separação de mistura são:
- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA – usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.
- SEDIMENTAÇÃO – consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente.
- FILTRAÇÃO – processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro. Objetivo:
Separar uma mistura de três componentes (limalha de ferro, água e areia).
Materiais e componentes:
2 Béquers
Imã
Limalha de ferro
Areia
Água
Funil
Garra
Papel de filtro
Método:
No béquer adicione os 3 componentes e misture utilizando o ímã, para extrair a limalha de ferro. Deixe em repouso a mistura Dobre o papel de filtro ao meio, fazendo um semicírculo. Continue dobrando, note que o filtro resultante apresenta superfície de filtração maior do que o cone de face lisa do coador de café. Encaixe o funil no suporte e coloque o béquer embaixo do funil. Despeje a mistura pouco a pouco para não ultrapassar a altura do papel filtro.
Resultados e Discussão:
Na experiência realizada na aula,