Relatório de Química - Separação de misturas
Na Química, utiliza-se métodos de separação de misturas com a finalidade de separar substâncias de um sistema qualquer para obtenção dos componentes originais e puros da mistura. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais simples e que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de laboratório ou em ações do cotidiano. Os métodos para que isso se concretize são muitos, levigação, filtração, destilação, decantação, cromatografia, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo. Os métodos de separação (análise imediata), podem ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
Objetivo
O experimento tem como objetivo o aprendizado sobre separação de misturas. Utilizando-se métodos de separação para separar 4 substâncias que formam uma mistura heterogênea polifásica e posteriormente realizando-se a verificação das possíveis mudanças de fase durante o processo, finalizando-se com a verificação das perdas dos componentes durante a separação.
Materiais e Métodos
Foram utilizados neste experimento uma mistura contendo 1,02g de Areia Lavada, 1g de Limalha de Ferro, 1g de Cloreto de Sódio, 3g de Dicromato de Potássio; Tripé; Tela de Amianto; Bico de Bunsen; Béqueres de 50ml; Funil; Suporte Universal; Imã; Água Destilada; Papeis de Filtro; Gelo; Erlenmeyer e uma Balança Analítica O experimento iniciou pesando-se separadamente 1,02g de areia lavada, 1g de limalha de ferro, 1g de cloreto de sódio e 3g de dicromato de potássio na balança analítica. Em seguida, misturou-se todos os componentes pesados em um béquer de 50ml