Wright
ARQUITETURA E NATUREZA
Minha receita para uma casa moderna: primeiro, um bom lugar. Escolha aquele no ponto mais difícil – escolha o lugar que ninguém quer – mas, escolha um que tenha características que o distinga: árvores, individualidade, uma imperfeição de qualquer tipo aos olhos do empreendedor. Tudo isto quer dizer distanciar-se da cidade. Então, parado num ponto deste lugar, contemple o entorno até descobrir o que é charmoso. Qual é a razão para você querer construir aí? Descubra. Construa, então, sua casa de modo que você ainda possa ver, desde aquele ponto, tudo aquilo que lhe parecera charmoso, e muito mais, sem perder nada daquilo que você vira antes da casa construída. Se a arquitetura é correta, a associação arquitetônica acentua o caráter da paisagem.
(1938)
Primeiro, um estudo da natureza dos materiais que você escolheu usar e das ferramentas que você empregará, buscando descobrir, em ambos, as qualidades características que satisfaçam seu propósito. Segundo, com o ideal de uma arquitetura orgânica como guia, reuna estas qualidades para atender seu propósito de modo que a imagem daquilo que você criar tenha integridade ou se adeqüe naturalmente, ignorando noções preconcebidas de estilos. O estilo é um subproduto do processo e resulta do homem ou da mente em atividade. O estilo da coisa, portanto, será o homem – é dele. Deixe sua forma em paz.
(1924)
Em todo caso, o que é arquitetura? É a vasta coleção de tantos edifícios que têm sido construídos para agradar o gosto diferente de vários senhores da humanidade? Penso que não. Não, eu acho que arquitetura é vida, ou, pelo menos, é a própria vida tomando forma e, por isso, é o registro mais verdadeiro da vida como ela foi no passado, como é hoje ou como será então. Assim, penso ser a arquitetura um Grande Espírito. Não pode ser somente algo que consista de edifícios construídos pelo homem na terra...hoje na maioria simplesmente empilhados ou prestes