Relatório de Química - Separação de Misturas
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo trazer informações sobre separação de misturas. Uma pequena experiência realizada na sala de aula pelo professor de química; Thiago.
Ao fazermos experimentos, observamos o quanto essas separações de misturas são úteis em nosso dia -a –dia.
INTRODUÇÂO
Os métodos de separação de misturas são procedimentos comuns em laboratórios químicos. A maioria das substâncias que utilizamos são encontradas na natureza misturada a outras substâncias.
Existem muitas técnicas de separação de mistura e algumas delas até utilizamos no nosso dia-a-dia, mas para conhecermos todas elas precisamos saber um pouco mais da parte conceitual. Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Misturas Homogêneas; são misturas que possuem as mesmas propriedades em toda sua extensão. Não é possível notar superfície de separação entre seus componentes, mesmo que em nível microscópico. São misturas monofásicas (apenas uma fase de observação). Exemplo: Álcool + Água , Água + NaCl (sal de cozinha em pequena quantidade)
Misturas Heterogêneas; são misturas que possuem propriedades diferentes em sua extensão. Pode-se notar superfície de separação entre os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. São misturas polifásicas (mais de uma fase). Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa que a gasolina, ficando na parte inferior.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura. Cabe salientar que, o conhecimento dos métodos e das características das substâncias é fundamental para se obter o sucesso