pic ambiental
PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
FAPIC / PIBIC
Crédito ambiental: o risco ambiental na análise de crédito e a prática do Itaú Unibanco
Viviane Soares de Jesus
RA: 911113350
Érika Leandra de Souza
RA: 911112730
Orientador: Prof. Ms. Claudio Marques da Silva
RESUMO:
Os recentes debates acerca do desenvolvimento sustentável e as medidas institucionais de governos e da iniciativa privada na busca da sustentabilidade levaram as instituições bancárias a considerar a questão ambiental em suas atividades de crédito e investimento. Assim, a política de crédito dos bancos, que envolve vários riscos financeiros, passou a considerar o risco ambiental na concessão de crédito. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as diretrizes ambientais na política de crédito bancário e verificar as práticas existentes sobre a adoção de análise do risco ambiental na concessão de crédito pelo Itaú Unibanco. Esta é uma pesquisa exploratória e bibliográfica sendo que para a verificação dessas práticas pelo Itaú Unibanco foi utilizado um questionário respondido por um representante da área de sustentabilidade dessa instituição. Por fim, verificamos que a análise do risco ambiental na concessão de crédito já faz parte da política bancária no Brasil. E que no caso do Itaú Unibanco é parte integrante dos critérios para concessão de crédito, mas que é utilizado, principalmente, para valores acima de um milhão de reais.
Palavras-chaves: desenvolvimento sustentável, risco ambiental, crédito ambiental.
Introdução
Este trabalho foi inspirado na leitura de alguns estudos feitos por pesquisadores no Brasil sobre o tema do desenvolvimento sustentável, ao qual pudemos constatar a importância da participação dos bancos no seu processo.
É de consenso geral que, nos últimos 60 anos, o crescimento econômico das nações causou danos graves ao meio ambiente. Nesse contexto, a ONU (Organização das Nações Unidas) desenvolveu em 1987 um