Corpo estranho TST
É todo corpo ou objeto que venha penetrar ou impedir o correto funcionamento do organismo.
Possíveis locais de alojamento de corpos estranhos:
Olho
Ouvido
Nariz
Laringe - Traquéia
Esôfago - Intestino - Estômago
Pele
Procedimentos corretos
Quando o engasgado está conseguindo respirar:
Primeiro, deve-se tranquilizar a vítima, que tende a ficar nervosa e perder o controle da respiração, o que pode ser desastroso.
Faça-a tossir. Pode facilitar a expulsão do corpo estranho.
Se o acidentado estiver tranquilo e não estiver sufocando, pode-se aplicar uma série de tapinhas nas suas costas. Os golpes devem ser dadas com a mão em concha. Esta técnica pode ser realizada com o acidentado em pé, sentado ou deitado.
Quando o engasgado está com as vias respiratórias obstruídas:
Chame o serviço de emergência imediatamente. Ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Basta discar 192.
Enquanto o socorro não chega, é importante que sejam feitas as manobras indicadas para expulsão do corpo estranho causador do engasgo, como a compressão torácica e a abdominal. Importante: em casos de acidentes com bebês devem-se dar alguns tapas leves nas costas, com a criança de bruços e levemente inclinada para o chão. “Manobra de Heimlich (pressão sobre o final do diafragma, fazendo com que corpos estranhos sejam expulsos da traqueia) não adianta caso ele já esteja no esôfago, no nível da aorta. Levar imediatamente a pessoa ao hospital é vital, pois somente com um endoscópio o especialista pode verificar em qual local o corpo estranho se alojou e retirá-lo sem comprometer o aparelho digestivo ou qualquer outro órgão.
Procedimentos Incorretos:
Nunca coloque a mão ou qualquer instrumento na garganta da criança para tentar tirar o objeto que está provocando o engasgo, se a criança ainda consegue respirar espontaneamente.
Mesmo se o acidente acontecer com um adulto, que não esteja