Segurança do trabalho
SEGURANÇA NO LAR
Segurança no Lar
Apostila
1
Eliana Pinto - TST
Projeto
SEGURANÇA NO LAR
Qual o local onde nos sentimos ou podemos estar seguros?
Geralmente lembramo-nos da nossa casa. Mas será que em nossas casas estamos realmente seguros? Você já parou pra pensar nisso? A casa é formada por vários ambientes, tais como: Sala; quarto; banheiro; cozinha; área de serviço (quintal). Nesses ambientes que nos aconchegam podemos ter acidentes isto é fato. Mas devemos em primeiro lugar analisar cada um deles, para verificar o que existe. Com um pouco de esforço e boa vontade, podemos transformar-lo em um local seguro e aconchegante.
Na realidade o “Acidente”, o “Perigo” existe em todo canto do planeta, só que devemos tomar ciência da situação seguindo os cinco passos: A, E, I, O, U. - Analisar o local; - Entender o que está ao redor; - Identificar os riscos; - Organizar as medidas preventivas; - Unificar a segurança ao ambiente. Depois é só manter o que foi feito, isso é o mais difícil. É próprio do ser humano ter dificuldade em mudar, mas não é impossível. Quando mudarmos nosso comportamento e tivermos atitude de querer melhorar e fazer o diferencial, ai sim iremos alcançar resultados positivos.
2
Eliana Pinto - TST
Projeto
SEGURANÇA NO LAR
Vejamos agora algumas imagens e vamos imaginar o que elas podem oferecer de riscos, e o que podemos fazer para bloqueá-los. Sala: Aparelhos eletrônicos; Móveis; Tapete; Objetos diversos; Cortinas; Outros...
É muito importante evitar que o assoalho e o piso fiquem com excesso de cera. Fios elétricos devem ser conservados fora de locais e passagens das pessoas. Deve-se evitar que os tapetes enrolem-se nas beiradas, deve deixá-los fixada ao solo com fita dupla face aderente. Os móveis e armários sempre devem estar arrumados e sem a presença de objetos pendentes em suas beiradas.
Quarto: Aparelhos eletrônicos; Tapete; Móveis; Objetos diversos; Cortinas;