Estudo Dirigido Fisiologia
1) Quail o processo de formação de T3?
R: a glândula Tireoides secreta mais T4 do que T3, porem quem se liga ao receptor é o T3. Assim T4 tem que ser transformado em T3 pra conseguir se ligar na celula. O processo de conversão de T4 em T3 chama – se desiodaçao e é feito pelas desiodases. Existe 2 tipos de desiodases: tipo 2 e tipo3.
Desiodase 2 catalisa desiodaçao do anel externo de T4 formando T3.( reação ativadora)
Desiodase 3 Catalisa desiodaçao do anel interno de T4 formando T3R( reação inativadora)
2) O que acontece num individuo com hipotireoidismo?
R: o hipotireoidismo se caracteriza pela diminuição de T3,T4 na circulação. Quando diminui esses hormônios, a glândula vai ser estimulada e vai secretar mais T3 do que T4. Assim vai aumentar a atividade da desiodase 2, aumentado conversão de T4 em T3.
3) O que acontece num individuo hipertieoidismo?
R: o individuo vai ter um aumento de HTS no sangue. Assim vai aumentar a atividade da desiodase 3.
4) Em dietas pobres em iodo, por que o T4 serico cai, o T3 se mantem constante e a o TSH aumenta?
R: como o iodo é fundamental pra produção de HTS, a falta dele leva a super estimulação da glândula que vao secretar mais T3 do que T4, assim aumenta a atividade da desiodase 2 elevando a conversão de T4 em T3.
5) Quais os efeitos dos HTS no organismo?
R: ele aumenta o consumo de O2 nos tecidos. então num individuo com hipertireoidismo observamos maior consumo de O2 nos tecidos. já num individuo hipotireoidismo há um menor consumo de O2 nos tecidos, menor formação energética, menor gasto calórico e aumento da fome( pois HTS agem também no SNC).
Uma das maneiras de aumentar a produção de calor e consumo de O2 é aumentando a expressão da UCP1, proteína desacopladora. Ela age na cadeia transportadora de elétrons, promovendo furos na membrana e deixando escapar o H+ resultando na formação de calor e diminuindo formação de energia e isso aumenta o gasto energético.
Efeitos no sistema