Aprendendo
1. As estações de trabalho ilustradas na figura abaixo (A, B, C e D) representam uma linha de produção de máquinas fotográficas descartáveis. As capacidades projetadas de cada uma das estações, em unidades por hora, também podem ser observadas na figura abaixo. Considerando que a produção efetiva do sistema é de 12 máquinas por hora, qual a sua eficiência?
A - 15
B - 12
C - 16
D - 20
12 máquinas por hora
2. Uma fábrica tem o equipamento disposto como mostra a figura abaixo. As peças fabricadas precisam ser processadas em cada uma das três seções em série, porém não importa qual torno ou fresa são usados. Cada torno é capaz de produzir 30 peças por hora, e cada fresa 45 por hora, e o esmeril pode produzir 80 peças por hora. Cada grupo de máquinas é operado por um homem diferente, e, em virtude da carga de trabalho, o operador do torno pode produzir 25 peças por hora em cada torno quando estão todos trabalhando. Os operadores da fresa e do esmeril podem produzir 45 peças por hora (por fresa) e 80 por hora (por esmeril), respectivamente.
Durante a semana anterior, de 40 horas, a produção efetiva desse departamento foi de 1.000 peças. Determinar:
a) A capacidade do sistema.
b) A eficiência do sistema
3. Uma firma precisa comprar algumas máquinas laminadoras capazes de produzir 160.000 boas peças por ano. Elas farão parte de uma linha de processamento, e você sabe que 20 % da produção terá de ser rejeitada em virtude dos defeitos. Qual a capacidade exigida do sistema, em peças por ano? Admitindo agora que a laminação de uma peça leve 90 segundos e que a fábrica na qual as máquinas estão instaladas funciona 2.000 horas por ano e, ainda, considerando que as máquinas são usadas apenas 50 por cento do tempo. Qual será a produção real, se as máquinas laminadoras tiverem 90% de eficiência.
4) Uma fábrica de biscoitos está limitada em sua produção ao forno de cozimento de